não mexer

header ads

Colégio do município de Potengi vence a XI etapa regional do “Ceará Científico” na CREDE 18

Os alunos do 9º ano da Escola Antônio de Figueiredo Taveira da rede pública municipal de Potengi, desenvolveram o projeto “Ruas de Potengi História e Organização Geourbanística”, desenvolvido dês de março de 2018 sob a orientação do professor de geografia, Alyson Santos, o projeto venceu na última sexta-feira (23/11) a fase regional do Ceará Científico na 18ª CREDE na categoria Júnior. 

Sempre contando com o apoio da prefeita Alizandra Gomes (PT), Secretaria de Educação e da gestão escolar, hoje comandada por Simone Guedes, as coordenadoras Ocelma Nunes, Ladyjane Santos, Ana Carla Guedes, e da SME na pessoa de Paloma Vieira, as alunas Ana Leticia Gomes e Maria Olivia Emidio, fizeram a apresentação do projeto que irá representar o município de Potengi agora na fase estadual em Fortaleza. 
Nossa reportagem falou com a prefeita de Potengi Alizandra Gomes, ela falou que: “É com muita alegria e orgulho que além dessa vitória, anunciamos que foi concedido o Certificado de Mensão Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2018, ao aluno do 9° “C” da mesma escola (Antônio de Figueiredo Taveira) o Jovem Thanael Silva da Cruz. Deixo aqui meus parabéns para esse jovem dedicado, estudioso e inteligente que tem um futuro promissor. Parabéns também aos professores de matemática e todos que fazem a educação de Potengi”. Disse a prefeita.

Entenda o que é o “Ceará Científico”

Não se trata de uma mera competição entre projetos desenvolvidos por alunos de escolas públicas. 

O Ceará Científico é, antes, um movimento de incentivo para que jovens despertem o interesse pelo conhecimento e sintam-se provocados a pensar em soluções para desafios do dia a dia, tornando-se socialmente participativos. 

O evento, promovido anualmente pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), encontra-se agora na fase regional, após a escolha dos principais trabalhos de cada escola, tanto estaduais como municipais. 

Todas as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizam mostras até o dia 30 deste mês. 

Os trabalhos científicos e culturais feitos pelos estudantes estão sendo avaliados por comissões técnicas, que selecionam as produções que avançarão à fase estadual. 

A escola, como lugar de acesso, produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante na sociedade, à medida que introduz os jovens no universo da arte, da cultura e da investigação científica.

O Ceará Científico, nessa perspectiva, é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e artístico-culturais, no âmbito das escolas públicas do estado do Ceará, possibilitando momentos de socialização das múltiplas expressões das juventudes.

Busca ampliar, ainda, o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social, ambiental e artístico-cultural, considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas, estudos teóricos e manifestações artístico-culturais dos estudantes cearenses, apoiados por seus professores.

Nessa perspectiva a CREDE 18 vem divulgar o resultado geral do XI CEARÁ CIENTÍFICO - ETAPA REGIONAL 18.
Fonte: Blog Ferreira Junior.

Postar um comentário

0 Comentários