não mexer

header ads

Artigo do jornal francês Le Monde "Coisas da “ré-pública” –– “Brasil: o naufrágio de uma nação”


    Como lá fora o mundo vê o Brasil?

    Um dos jornais mais respeitados do mundo, porta voz da esquerda francesa, “Le Monde” publicou seu editorial sob o título: "Brésil: le naufrage d'une nation". Abaixo dois parágrafos do editorial:

“Um mês depois da eleição presidencial, a tentativa de assassinato na quinta-feira, 6 de setembro, o candidato de direita Jair Bolsonaro representa uma nova ameaça à jovem democracia brasileira. Imediatamente e unanimemente condenado, este assalto cometido por um personagem apresentado como desequilibrado reflete o clima extremamente tenso que prevalece atualmente”.

  “Tudo contribui para isso. Uma sociedade que se sente abandonada. As balas perdidas que atingem as crianças dos bairros pobres nas mãos das gangues. Representantes da sociedade civil assassinados em plena luz do dia. Uma classe política tão angustiante quanto envelhecida, minada pela corrupção. Nesse contexto deletério, o incêndio que assolou o Museu Nacional do Rio, em 2 de setembro, apareceu como símbolo do descuido do Estado. Alguns falam sobre o suicídio de uma nação. A aparência é essa”.

Postar um comentário

0 Comentários