não mexer

header ads

Parabéns Araripe pelos seus 143 anos


Começou nesta quarta feira dia 01 de agosto as comemorações dos 143 anos de emancipação política do município de Araripe, CE. Durante esse período a cidade recebeu visitantes de toda a região do Cariri Oeste que participaram da comemoração do ARARIFEST 2018, tradicional festa do município.

O evento contou com grandes atrações musicais dentre elas; Luiz Marcelo & Gabriel, Ítalo & Renno, Léo Gordinho, Edvan dos Teclados, Márcia Felipe, Lagosta Bronzeada, Grupo D10 e Ednaldo Bom de Farra além de atividades esportivas, culturais e artísticas. Neste dia 03 de agosto foi feriado municipal é que a sexta-feira é o dia em que Araripe contabiliza mais um ano de emancipação política. Parabéns !

Conhecendo Araripe,CE:
Araripe é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 20.685 habitantes. Possui uma área de 1.347 km². Araripe ofertou ao cenário político nacional figuras como Miguel Arraes de Alencar.

A zona é conhecida no mundo da paleontologia pela qualidade dos fósseis de pterossauros, presentes nas rochas sedimentares da Chapada do Araripe.

O topônimo "Araripe" vem do tupi-guarani ara (dia, tempo, mundo e até claridade), ari (o começo ou o nascimento) e pe (em, lugar, onde) e significa "lugar onde começa o dia". Sua denominação original era "Brejo Grande"[6] ou "Brejo Seco". A partir de 1889, passou a ser conhecido como "Araripe".[7]
Em 1849, havia na povoação casas residenciais, apontando-se, entre elas, uma ainda existente à rua Alexandre Arraes, na qual foi celebrada a 1º missa da povoação. Documentos do arquivo da Paróquia registram que no ano de 1871, seguinte ao da criação da freguesia (5 de novembro de 1870), o padre Henrique José Cavalcante, encontrando arruinada a antiga capelinha de Brejo Seco, construiu com grande massa de católicos a igreja matriz, hoje completamente destruída. Essa passagem revela que àquela época contava a povoação de Brejo Seco com apreciável contingente humano, atraído, na sua maioria, pela presença do ardoroso missionário. A capela de Santo Antônio da povoação de Brejo Seco, sede freguesia, compreendia os distritos de paz de Brejo Seco e Poço da Pedra, desmembrados da freguesia de Assaré. A freguesia de Brejo Seco foi instituída canonicamente pela provisão de D. Luís Antônio dos Santos, datada de 1 de dezembro de 1871 e provida a 10 do dito mês pelo padre Antônio Pereira de Oliveira Alencar.[8]
Clima
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 640 mm [9] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[10]
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: riacho Quinquelerê, açudes Monte Belo e da Alagoinha.
Relevo e solos
Situado ao lado oeste da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. As principais elevações são: serras: do Araripe, do Brejinho e Pajeú e o morro do Cedro. Existem ainda grutas como a do Brejinho e das Corujas. Já a bacia sedimentar se caracteriza pela presença de aquíferos, existindo várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.
Vegetação
A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.
Fauna
fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.
gricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústria: 1(de produtos alimentares).
Os principais eventos culturais são:
·         Festa do padroeiro Santo Antônio (13 de junho)
·         Festival de quadrilhas de Araripe - Fequaripe (junho)
·         Festa do município (1 a 3 de agosto)
O Fequaripe (Festival de Quadrilhas de Araripe) é um dos eventos da Administração Municipal de Araripe, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, e demais parcerias consolidado junto ao público.
O evento conta com um número significativo de presença popular. Durante uma noite as quadrilhas das escolas públicas municipais e estaduais apresentam suas performances, numa festa que evidencia as danças típicas, músicas, vestimentas, coreografias, criatividade, animação e encenação de casamento das quadrilhas juninas.
Após cinco anos sem edições do Festival de Quadrilhas do Araripe, em 2016 o município voltou a receber o festival junino no final do mês de junho, com três noites de apresentações de quadrilhas juninas de toda a região do Cariri e a clássica competições entre as agremiações juninas dos colégios da cidade, que envolve toda a comunidade acadêmica.
(Extraído fonte: wikipedia).

Por: Ivanildo Souza.

Postar um comentário

0 Comentários