não mexer

header ads

Elogio de Camilo a Ciro pode irritar petistas, mas representa sinal de gratidão

As palavras podem ter desagradado a alguns setores do PT, mas o governador Camilo Santana,  ao dizer, durante discurso na inauguração do comitê do deputado federal André Figueiredo (PDT), na noite desse sábado, 18, em Fortaleza, que Ciro “representa a esperança”, reafirmou o seu compromisso de lealdade com os aliados que o conduziram, em 2014, ao Governo do Estado e que, nas eleições de 2018, mantém firme o apoio para vê-lo reeleito no dia 7 de outubro.
O discurso de Camilo Santana joga  ainda mais água gelada nas especulações de alguns setores que vendem um suposto clima de mal estar entre Camilo e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Existem divergências pontuais, mas não conflitos que coloquem em risco o projeto construído a partir de 2014 e que, pelo cenário atual, pode ter vida longa. Uma das divergências é sobre a entrada no bloco governista do Presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira.  Eunício concorre à reeleição, tem o apoio de Camilo e Cid, mas é rejeitado por Ciro, crítico feroz do MDB e do Governo Michel Temer.
Camilo, ao destacar a trajetória política de Ciro Gomes,   afirmar que ele, Ciro, ‘’dá uma grande contribuição ao processo importantíssimo, que é o processo eleitoral que estamos vivendo”, e, ao  usar a expressão “Estamos juntos’’, deixou claro por qual caminho está trilhando na corrida presidencial.
A postura de Camilo Santana gera irritação a alguns petistas que gostariam de vê-lo com uma bandeira e a foto do ex-presidente Lula, mas é entendida por outros grupos do PT que sentem a necessidade dessa parceria com os irmãos Cid e Ciro Gomes. O PT lançou Lula à Presidência da República, mas a Justiça Eleitoral dificilmente o manterá na corrida ao Planalto – Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e é considerado inelegível.


A indefinição do PT nas eleições presidenciais diminui o desconforto de Camilo Santana. Camilo chegou a fazer ponderações a integrantes da cúpula nacional do PT sobre o contexto político e que não poderia deixar de caminhar com os irmãos Cid e Ciro Gomes. A ponderação pode ter sido entendida por algumas correntes do PT, mas outros grupos de militantes não a toleraram e alimentam as cobranças direcionadas a Camilo para ser firme na defesa do ex-presidente Lula ou do candidato a ser lançado na disputa presidencial.
Ceará Agora.

Postar um comentário

0 Comentários