não mexer

header ads

Agricultor constrói cacimba dentro de casa e distribui água a moradores em comunidade de Caucaia

Agricultor compartilha água com vizinhos. Foto: Reprodução.

Famílias que enfrentam falta de água no interior do Ceará, passaram a contar com a solidariedade de um vizinho. Com falta de chuva e açudes praticamente secos os moradores tinham que se contentar com a água suja e barrenta que restou nos reservatórios.

“Pra tomar banho, lavar vasilha, roupa. E assim, preta desse jeito aí. Tem gente que chegou a beber dessa água”, conta a agricultora Ana Cleide Andrade da Silva. A única cisterna da região não é abastecida pelo carro-pipa a três meses.

A comunidade Caraussanga fica na área rural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O solo rochoso não permitia a abertura de poços. Até o agricultor Francisco Rafael Brito encontrar um local onde dava para cavar um poço: dentro do quarto na casa onde mora. O melhor foi a surpresa: a água jorrou límpida e abundante do poço de apenas quatro metros de profundidade.

“Todo mundo ficou alegre, né? Muita gente tá precisando, muitas pessoas passando sede, sem ter condições de comprar água”, comemora Rafael. A mulher dele, que não havia gostado da ideia, agora comemora.

“Eu tava com raiva porque, para mim, na minha cabeça, isso aí não ia dar certo: ia ficar só um buraco dentro de casa, né? Quando deu água, pronto, aí acabou a raiva”, reconhece Tália dos Santos.
Agora toda a comunidade é beneficiada com água limpa e potável. Como a Joana Lima, que todos os dias vai buscar água na casa do Rafael três vezes por dia. “Eu lavo roupa, cozinho, bebo, dou banho nas crianças. A água serve para tudo”, diz.

Para fazer o poço, o Rafael precisou vender as galinhas que criava e uma moto “cinquentinha”. Nada demais para quem só quer o bem-estar da família e da comunidade. “A gente tem que ajudar o próximo né? o Pouco que eu fizer, que eu ajudar já, eu não consigo mudar o mundo não, mas ajuda bastante, né? Se todo mundo pensasse assim, em ajudar um pouco, o mundo seria melhor!”

G1

Postar um comentário

0 Comentários