não mexer

header ads

Secretário da Educação de Itapajé é indiciado em operação que investiga escola municipal


O secretário da Educação de Itapajé, Vilemar Braga Marinho, foi indiciado pela Polícia Civil do Município em decorrência das investigações relativas à Operação ‘Educação do Mal’, deflagrada em 9 de maio deste ano. Além do secretário, foram indiciados Jurinaldo Oliveira de Meneses, diretor da Escola Padre Manoel Lima e Silva; Antônia Joína da Costa Ávila, técnica administrativa da instituição; e Idalina da Silva Bastos, coordenadora do colégio.
Três servidores da Secretaria já haviam confessado o delito no dia das diligências, de acordo com o titular da Delegacia de Itapajé, André Firmino. Contudo, ainda faltava o depoimento do secretário. A ‘Educação do Mal’ apura ações ilícitas de servidores da Secretaria, que estariam modificando notas de alunos da Escola Padre Manoel Lima e Silva a fim de não diminuir os índices estadual e federal da Instituição de ensino e da cidade de Itapajé, consequentemente.
As notas eram alteradas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) – o qual observa o desenvolvimento de alunos das escolas públicas cearenses – e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal. A fraude aumentaria a quantidade de recursos estaduais e nacionais em razão dos excelentes índices.

Postar um comentário

0 Comentários