51 municípios cearenses participam de encontro do Selo UNICEF em Juazeiro do Norte

Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral sediam reuniões entre gestores municipais e equipes do UNICEF e parceiros técnicos


Representantes dos 51 municípios cearenses que participam da atual edição do Selo UNICEF estarão reunidos com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros nesta terça-feira, 15, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Ao longo do mês de maio, os 176 municípios inscritos nesta edição, divididos por polos, participam de capacitações técnicas em políticas públicas para crianças e adolescentes. Em Fortaleza, o encontro ocorreu no dia 10 de maio, com 77 municípios, e dia 30 será a vez de Sobral, com 48 municípios.

Cada município será representado por dois gestores ligados à administração local, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo menos um adolescente que participa do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O encontro contará também com a participação do representante do escritório do UNICEF, no Ceará.

O encontro faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, e incluirá orientações sobre como os municípios serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, quais indicadores serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Também haverá um debate de orientação sobre direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e sobre participação juvenil.

Agenda:

15/5 – Juazeiro do Norte (Com representantes de 51 municípios)

Local: Memorial Pe. Cícero

Endereço: Praça do Cinquentenário - Centro, Juazeiro do Norte/CE

Horário: Das 8h30 às 17h00


O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes, para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Fonte: ASCOM - PM JUAZEIRO DO NORTE
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: