não mexer

header ads

Após surpreenderem nas primeiras semanas de abril, chuvas diminuem; entenda por quê


As chuvas deram uma trégua no Estado do Ceará nos últimos dois dias. De sete municípios com precipitações acima de 100 mm de segunda para terça, passou-se para registros de apenas 47 mm hoje, até as 9 horas. De acordo com parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 35 municípios entre as 7 horas ontem, 18, e o mesmo horário de hoje, 19. A maior chuva foi em Baixio, no Cariri, com 47 milímetros (mm).

As três maiores precipitações das últimas 24 horas se deram na região do Cariri, com Umari e Lavras da Mangabeira completando este rol, com 42 mm e 36.1 mm respectivamente.

Raul Fritz, meteorologista da Funceme aponta que essa diminuição de chuvas é explicada pelo afastamento temporário da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense. "É uma condição que é comum, ela oscila a sua posição de forma que as precipitações diminuem. Á ZCIT é o nosso principal sistema meteorológico indutor de chuvas".

Ele comenta que a previsão é que esta zona retorne aos domínios meteorológicos cearenses ainda neste fim de semana. "Ela deve voltar neste fim de semana, trazendo novamente as chuvas regulares. A tendência é que as precipitações permaneçam até o fim do mês.".

Abril surpreendeu com boas e intensas chuvas nestas últimas semanas, acima até do que apontava a positiva previsão da Funceme. Este mês foi o período em que foi registrada a maior chuva do ano no Ceará, em Icapuí, com 255 mm. Além da segunda maior chuva de Fortaleza, do último domingo para segunda.

"Já estamos na categoria de média histórica. O ápice histórico de abril é 188 mm e o Estado já marcou 186 mm. É possível que até o fim do mês a média seja ultrapassada", prevê Raul Fritz. Para maio, último mês da quadra chuvosa, o meteorologista comenta que os números são, historicamente, menores no quinto mês do ano. A média é 90,6 mm, mas de acordo com ele, já aconteceram ultrapassagens deste volume.

Confira as 10 maiores chuvas por município entre ontem e hoje:

Baixio (Posto: Baixio) : 47.0 mm
Umari (Posto: Umari) : 42.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras Da Mangabeira) : 36.1 mm
Coreaú (Posto: Fazenda Bom Pastor) : 34.0 mm
Jucás (Posto: Jucas) : 30.0 mm
Umari (Posto: Sitio Canto) : 28.0 mm
Ipaumirim (Posto: Santo Antônio) : 25.0 mm
Ipaumirim (Posto: Canauna) : 21.0 mm
Umari (Posto: Cajazerinha) : 20.0 mm
Acopiara (Posto: Acopiara) : 20.0 mm

MATHEUS FACUNDO

Postar um comentário

0 Comentários