não mexer

header ads

Janela partidária abre fase de definições das alianças eleitorais no Estado do Ceará

Na próxima quarta-feira, 7 de março, começa o prazo de 30 dias para os políticos com mandatos legislativos, na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, trocarem de partidos, sob a proteção da lei. É o momento da farra dos trânsfugas e poucos outros, com razões justificáveis, conciliarem seus interesses na busca de uma disputa à reeleição menos tortuosa.

Neste ano, a "janela", como denominam os políticos o espaço para mudanças de filiações, apresenta um ingrediente novo: a compra e venda do passe de um atual ou provável deputado federal com os recursos públicos do Fundo da Eleição, administrado pelas direções nacionais das agremiações.

O noticiário político nacional tem registrado que dirigentes dos partidos com maior representação na Câmara Federal estão prometendo, ou sendo pressionados, a liberarem recursos de até R$ 2,5 milhões, o teto de gastos estabelecido para uma campanha de deputado federal, para garantir a permanência daquele filiado com boas perspectivas de reeleição na sigla, assim como para outros pretensos candidatos à vaga na Câmara Federal, tudo por conta das mudanças introduzidas na legislação eleitoral e partidária.

Pela nova ordem, as agremiações, para terem funcionamento normal no Parlamento e direitos a Fundo Partidário e horário de propaganda partidária, precisarão eleger um mínimo de nove deputados. Quanto mais deputados federais, mais benefícios o partido terá.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários