Instituições de ensino superior do Ceará ofertam 9.817 vagas no SISU em 2018

As instituições de ensino superior do Ceará vão ofertar 9.817 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As inscrições abrem nesta terça-feira (23) e seguem até a próxima sexta (26), no site do Sisu/MEC.

Para concorrer às vagas, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter concluído o ensino médio e não ter tirado nota zero na redação.

UFC
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), serão 6.288 vagas para 110 cursos, mesma quantidade ofertada no ano passado. Os cursos são dos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

Segundo o coordenador do Sisu na UFC, Miguel Franklin, tradicionalmente, há maior procura para os cursos de medicina, administração, agronomia e enfermagem.

Franklin explica que, caso o aluno não seja aprovado na chamada regular do Sisu, ainda pode manifestar interesse em participar da lista de espera da primeira opção de curso. A chamada para a lista de espera é feita até o fim do primeiro mês de aula, diz o coordenador.

“É divulgada a lista de quem está dentro das vagas. Mas quem está fora e na lista de espera, também comparece para deixar documentação e se inscrever no banco de suplentes. E, a partir daí, são feitas quantas chamadas forem necessárias para preencher todas as vagas”, esclarece Franklin.

IFCE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem 2.765 vagas de 82 cursos de graduação, em 23 campi.

Unilab
Já a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está ofertando 164 vagas nos campi no Ceará, para seis cursos de graduação: administração pública; agronomia; bacharelado em humanidades; enfermagem; engenharia de energias; letras – língua Portuguesa.

UFCA
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA) serão 600 vagas para 13 cursos. Sheila Melo de Araújo, gerente da Divisão de Admissão da UFCA afirma que engenharia civil, medicina e jornalismo estão entre os cursos mais procurados.

Uece
A Uece não ofertará vagas pelo Sisu. De acordo com o reitor Jackson Sampaio, os alunos que fizeram Enem e têm interesse em ingressar na universidade vão poder concorrer com a nota do exame a vagas remanescentes após a matrícula regular da instituição.

Por G1 CE

CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: