Ceará é líder em tentativas de fraudes no seguro DPVAT

Dos 26 estados federados do Brasil, o Ceará é o com maior número de tentativas de fraudes registradas relacionadas ao seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Conforme a Seguradora Líder, responsável pela administração do DPVAT, no Estado do Ceará, ao longo do ano de 2017, foram identificados 3.350 casos de suspeitos que buscaram se valer do benefício de forma inapropriada.
No ano passado, em todo o País, a Seguradora contabilizou 17.550 fraudes. Em um cálculo rápido é possível perceber que 19% destes crimes aconteceram apenas no Ceará. O levantamento da Líder também aponta que, quando comparados os anos de 2016 e 2017, houve considerável aumento.
Há dois anos, foram comprovadas 1.759 tentativas de fraudar o DPVAT no Ceará. Com base nos dados, de um ano para o outro, as ocorrências administrativas e judiciais saltaram, aproximadamente, 90%.
Antes, para conseguir o seguro DPVAT bastava fazer um registro oficial da ocorrência, levar esse registro até a Seguradora e juntar o laudo médico. Aí a vítima solicitava o seguro e ficava no aguardo. A gente percebeu que isso era fracionado em vários locais do Estado e não havia nenhum controle da veracidade desses acidentes de trânsito. As pessoas chegavam e diziam: olha, eu sofri um acidente de moto, mas o prontuário era de um outro acidente qualquer, muitas vezes algum acidente doméstico, uma queda dentro de casa. Por conta dessa descentralização havia muito recolhimento indevido. Quando centralizamos aqui, diminuíram as fraudes" contou Andrade Júnior lembrando que nas cidades do Interior a consumação da fraude permanece com frequência devido à extensão da região.
Fonte: Diário do Nordeste
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: