não mexer

header ads

Da seca à cheia, chuva no ES muda paisagem dos rios Doce e Itapemirim

Nível subiu e tirou os rios da situação crítica que se encontravam há um mês. Em Itapemirim, água chegou a invadir estrada nesta terça-feira (5). 

A chuva dos últimos dias aumentou o nível dos rios Doce e Itapemirim, nas regiões Norte e Sul do Espírito Santo. Por conta da seca, eles estavam com pouca água, mas agora podem ser vistos mais cheios, nesta terça-feira (5). 

Há um mês, a situação do Rio Doce, em Colatina, era crítica. Os pescadores nem precisavam de barco, conseguiam pescar em pé dentro do rio. Em outros trechos, havia ainda menos água, animais eram vistos pastando no leito do rio.

Depois da chuva, na régua de medição da Agência Nacional das Águas (ANA), nesta terça, indicava 4 metros. Em um dia, o nível aumentou em um metro. Para que o rio transborde, a régua precisa estar em 6,20 metros.

Nos cinco primeiros dias de dezembro, já choveu praticamente todo o volume de chuva que foi registrado no mês de novembro. De acordo com a ANA, há previsão do Rio Doce continuar subindo nas próximas horas, mas não há risco de enchente.

No Rio Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, a situação é semelhante. Há cerca de um mês, a água não conseguia cobrir nem as pedras no fundo do rio. A medição na ponte reforçava o nível baixo.

G1

Postar um comentário

0 Comentários