» » Vacinação para prevenção da febre aftosa termina neste fim de semana


A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa, no Ceará, termina neste sábado (2). Nesta semana, qualquer criador cearense, cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), pode comprar a vacina para aplicar em seus bovinos e bubalinos. Serão vacinados somente aqueles com até 24 meses de idade. Criadores que não declararam na primeira etapa são obrigados a executar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade. Fora desse período, a comercialização da vacina só será permitida mediante autorização da Agência.

Com um rebanho bovino superior a 2,4 milhões de cabeças de gado, o Ceará tem cerca de 913 mil animais na faixa etária de até 24 meses de idade, aptos a serem vacinados. Desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho.

Por esse desempenho constante, o Estado ostenta desde 2014 o certificado de “Estado livre da febre aftosa por vacinação”. O certificado é fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. Com isso, os produtores cearenses podem transportar para todo o Brasil seus animais vivos, assim como produtos e subprodutos de origem animal.

Segundo o presidente da Adagri, Jaime Júnior, esse desempenho se deve ao esforço dos governos Federal e Estadual, aliado a uma forte parceria entre Adagri, Ematerce e prefeituras municipais, sindicatos, e, principalmente, a conscientização dos criadores cearenses.

No período de 3 de novembro a 2 de dezembro, os produtores podem adquirir a vacina no comércio. A partir da aquisição e da vacinação, eles terão até 15 dias para fazer a notificação nos escritórios da Adagri ou da Ematerce ou ainda nas prefeituras conveniadas. Para quem não vacinar – ou vacinar e não declarar- será aplicada multa de 5 Ufirs por animal.

Com informações da Adagri

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!