» » Últimos dias para vacinar o rebanho contra a febre aftosa no Ceará

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa, no Estado do Ceará, encerra neste sábado, 2 de dezembro. Até lá, qualquer criador cearense, cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), pode comprar a vacina, nas lojas credenciadas, para aplicar em seus bovinos e bubalinos. 

Nesta etapa, os animais objeto da vacinação são somente aqueles até 24 meses de idade. Criadores que não declararam na primeira etapa são obrigados a executar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade. Fora desse período, a comercialização da vacina só será permitida mediante autorização da Agência.

Com um rebanho bovino superior a 2 milhões e 450 mil cabeças de gado, o Ceará tem cerca de 913 mil animais na faixa etária de até 24 meses de idade, aptos a serem vacinados.

Desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho vacinado.

Por esse desempenho constante, o Estado ostenta desde 2014 o certificado de "Estado livre da febre aftosa por vacinação", certificado fornecido pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal. Com isso, os produtores cearenses podem transportar para todo o Brasil seus animais vivos, assim como produtos e subprodutos de origem animal.

O produtor que não vacinar dentro do prazo ou deixar de declarar a vacinação do rebanho, está sujeito à multa de 5 UFIR’s por animal.

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!