» » Multas de trânsito poderão ser visualizadas por aplicativo


Quase um ano desde a adoção do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), em dezembro de 2016, o órgão agora pretende aperfeiçoar sua ferramenta. O aplicativo DETRAN CE já permite que o usuário consulte a pontuação, data de vencimento e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo, agora, incorporar a função realizada pelo aplicativo nacional desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), emitindo notificação e permitindo pagamento de multas com 40% de desconto.

Com a obrigatoriedade da divulgação do aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) nas autoescolas, a partir da lei sancionada no último dia 17 pelo governador Camilo Santana, a informatização do sistema de gestão de trânsito do Ceará se intensifica. O aplicativo, que estava em fase de testes até 3 de novembro deste ano, entrará em vigor na versão final em janeiro de 2018. Os planos do Detran CE, no entanto, ultrapassam a pretensão nacional.

O órgão, que já tem um aplicativo próprio e gratuito, está em processo de desenvolvimento e permissão para incluir à sua ferramenta a função do SNE. Além de ter acesso à informações sobre sua CNH, como data e vencimento, renovação e pontuação; deve permitir a consulta de veículos pela placa, geração de código de barras para pagamento de taxas e informações sobre transporte rodoviário intermunicipal (ônibus e vans) e envio de críticas e denúncias diretamente para a ouvidoria do Detran. O aplicativo permitirá que o motorista se cadastre e receba os autos infracionais pelo celular, além de ter direito aos 40% de desconto no pagamento.

Após finalizado o processo de contratação pelo Detran-CE, os cearenses terão a ferramenta em versão definitiva, mas ainda através da plataforma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Cerca de 2 mil pessoas se cadastraram no período de teste, sendo 1.600 do Ceará e outras 400 de outros estados, com emissão de 2.500 infrações. O superintendente adjunto do Detran-CE, Pablo Ximenes, informa que o uso do aplicativo torna mais justo o processo de pagamento de multas. "Para o Detran é mais importante que o cidadão esteja regularizado do que a arrecadação. Os 40% de desconto é o dinheiro gasto com o processo de envio pelos Correios, que não existe com o uso do aplicativo".

O titular disse, ainda, que o objetivo é evitar que os infratores usem do recurso de defesa da autuação de forma desnecessária, aumentando os custos da máquina administrativa. "As pessoas recorrem para adiar o pagamento. Elas sabem que cometeram a infração, mas se utilizam do recurso, geralmente, para não arcar com a obrigação".

O processo de adesão é voluntário e gratuito. Basta o motorista se cadastrar no site do Sistema de Notificação Eletrônica, baixar o aplicativo e informar os dados no login. "É importante perceber que a pessoa já se declara notificada a partir do cadastro, passando a receber atualizações em tempo real", acrescenta Ximenes. O superintendente do Detran informou que, do total de pessoas cadastradas, cerca de 30% desativou o cadastro. "Uma parcela muito pequena do total de motoristas aderiu ao aplicativo e outras removeram o cadastro. Algumas por não querer cumprir as obrigações, optando por receber as notificações pelo envio tradicional", pondera.

DN Online

Sobre POTENGI NA INTERNET

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!