não mexer

header ads

Criança de 1 ano morre afogada em balde em Juazeiro do Norte

A criança brincava sem supervisão de adulto no momento do acidente. (Foto:VCRepórter)

Juazeiro do Norte. Uma criança morreu na tarde de ontem (01), por volta das 17h, vítima de afogamento dentro de casa, no bairro Timbaúbas. A pequena, Geovana Emanuely, de apenas um ano, estava brincando quando caiu com a cabeça dentro de um balde com água. No momento do acidente, ela não estava sendo supervisionada por um adulto e quando sua avó a encontrou, a menina já não respirava.

Ela chegou a ser socorrida às pressas e levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica no bairro vizinho, Limoeiro, próximo ao local do acidente. No entanto, os médicos não conseguiram reanimá-la. O corpo de Geovana foi levado para autópsia na Perícia Forense de Juazeiro e será sepultado nesta quinta-feira (02).

Afogamentos

Esse tipo de acidente é mais comum do que se imagina. Segundo o Instituto Zero a Seis, os afogamentos representam a segunda causa de morte, por acidentes, de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. Uma ocorrência semelhante, em Juazeiro do Norte, aconteceu no dia 25 de agosto de 2012, quando o pequeno Davi Ribeiro Pessoa, de um ano e dez meses, se afogou em um balde dentro de casa.

As crianças até 4 anos de idade, diferentemente dos adultos, têm como partes mais pesadas do corpo a cabeça e os braços, o que faz com que elas se desequilibrem facilmente quando se inclinam para a frente. Como consequência, elas se afogam em baldes com água, vasos sanitários, piscinas praticamente vazias, caixas d’água e mesmo em superfícies com poucos centímetros de água, quando caem e não conseguem se levantar.

A maioria desses acidentes com bebês acontece dentro ou ao redor da casa, de forma rápida e silenciosa. De acordo com o Instituto, o maior fator de risco de morte por afogamentos é a falta de supervisão da criança por um adulto.


Diário do Cariri 
Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários