não mexer

header ads

Alto risco de infestação de dengue atinge oito municípios do CE


Oito municípios do Estado do Ceará possuem alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti para a incidência de dengue, chikungunya e zika, podendo provocar surto. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.

Araripe, Canindé, Capistrano, Chorozinho, Itapiúna, Itatira, Quixadá e São Luis do Curu possuem número superior a 4% no Índice de Infestação Predial (IIP), método que relaciona o número de imóveis com infestação do mosquito e o total de edificações pesquisadas nos municípios.

O número é o menor do ano avaliado pelo LIRAa, cuja edição anterior, referente ao mês de julho de 2017, apontou risco de surto em 45 municípios cearenses. De lá para cá, o índice de infestação diminuiu mais de 500%. No ano passado, o Ceará fechou o ano com 12 cidades em alto risco.

Com média infestação, foram consideradas pelo Ministério como "em alerta" 49 cidades no Ceará, o que representa 27,07% dos locais investigados no Estado. Do restante, 124 municípios foram avaliados com baixo índice de infestação, incluindo a Capital. O número simboliza 68,5% dos municípios cearenses que adotaram o LIRAa. As localidades de Nova Olinda, Pereiro e Quixeramobim foram as únicas das 184 cearenses que não participaram do levantamento. No fim de 2016, só 111 participaram da análise.

Com os resultados, as secretarias de saúde municipais e do Estado podem adotar estratégias a fim de controlar áreas com alto índice de presença do mosquito. Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou que o Estado "aumentou a amostra de municípios que aderiram ao Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e melhorou os indicadores".

Além disso, a Sesa pontuou que o governador Camilo Santana garantiu um incentivo de R$ 10 milhões para as localidades que obtiverem melhor resultado contra as arboviroses.

Incidência

Por outro lado, o Ceará apresentou a segunda maior taxa de incidência de dengue no Brasil e a maior do Nordeste, com 457,7 casos da doença por 100 mil habitantes. Na análise nacional, o Estado ficou atrás apenas de Goiás, cujo índice foi de 906,3 quadros da arbovirose. A média do Brasil, averiguada pelo Ministério da Saúde, corresponde a 116 casos em 2017. Embora os números tragam destaque para a região, o órgão verificou redução de 83,7% no número de pessoas que apresentaram dengue em todo o País.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários