não mexer

header ads

Santana do Cariri,CE: Romaria lembra 76 anos do martírio da menina Benigna


A Diocese de Crato por meio da Paróquia de Santana do Cariri, realizou ontem a 14ª edição da Romaria de Benigna Cardoso, a Serva de Deus. Milhares de Fiéis da cidade, da região e até de estados vizinhos participaram da romaria. Este é o ato de encerramento das festividades que lembram o martírio da jovem Benigna Cardoso da Silva morta no dia 24 de outubro de 1941, no sítio oitis, zona rural deste município. 

O historiador Raimundo Cidrão relata que para defender a sua castidade, naquele dia, a menina Benigna, hoje considerada "Serva de Deus" pelo Vaticano, na época com 13 anos de idade, foi vítima de uma tentativa de violência sexual e lutou com um homem até a morte para preservar a sua virgindade em nome da sua fé cristã.70 anos após o seu martírio, em 2011, a igreja católica reconheceu o seu ato como um martírio cristão, declarou a menina "Serva de deus" e abriu um processo de beatificação que pode culminar com a declaração de santidade pelo Vaticano.

Mas para muitos católicos essa será apenas a confirmação do que já acreditam. Todos os anos de 15 de outubro, data do seu nascimento, ocorrido em 1928, até 24 de outubro, data da sua morte, ocorrida em 1941, os fieis lotam a capela do bairro Ihumas, no local do seu martírio, em agradecimento às graças alcançadas por sua intercessão. 

Ontem, por ocasião, do encerramento dos 76 anos do seu martírio os fiéis saíram em caminhada do bairro Inhumas, em direção à matriz do município, no Centro. Após a procissão, houve missa solene.

Postar um comentário

0 Comentários