não mexer

header ads

Possíveis Temas de Redação do Enem 2017


Vazou o tema da redação do Enem 2017? Nos últimos dias, surgiram alguns boatos sobre um possível vazamento das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, até então, tanto a Polícia Federal quanto o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não confirmaram nenhum vazamento do Exame ou até mesmo do próprio tema da redação.

O Inep é uma autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) responsável por organizar o Enem. Portanto, cabe ao Instituto elaborar o edital, organizar as provas, divulgar os resultados e zelar pela segurança do Exame.
Vazamento do Enem 2017 realmente aconteceu?


Nos últimos dias surgiram rumores sobre um possível vazamento do Enem 2017. Alguns canais do YouTube chegaram a postar vídeos com títulos que remetem ao vazamento das provas. Entretanto, as falsas notícias possuem um só objetivo: acumular visualizações, mesmo tumultuando a cabeça dos estudantes.

A verdade é que, até então, nenhum vazamento foi confirmado. Portanto, se você está inscrito para as provas que serão aplicadas nos próximos dias 05 e 12, não se deixe desestabilizar com essas falsas notícias que andam sendo disseminadas nos últimos dias.
Segurança do Enem 2017 foi reforçada

É inegável que a segurança das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio foi repleta de falhas. No ano passado, por exemplo, participantes receberam através do celular algumas fotos da prova, além de terem acesso ao gabarito e ao tema da redação.

Visando corrigir o problema, o Inep anunciou uma série de medidas que visam reforçar a segurança do Enem 2017.

Entre as principais medidas, está a personalização dos cadernos de questões.

A partir deste ano, as provas já serão distribuídas com o nome e o número de inscrição do respectivo candidato. Os cartões de resposta, ou gabarito do Enem 2017, também serão personalizados e virão encartados junto dos cadernos de questões.

O Inep, além disso, anunciou que em cada local de prova do Enem 2017 serão utilizados detectores de pontos eletrônicos, visando identificar e penalizar todos os estudantes que tentarem se beneficiar nos dias de prova.
Quais os possíveis temas da redação do Enem 2017?

Sem dúvida alguma, uma das coisas que mais está mexendo com a cabeça dos candidatos às vésperas das provas é o tema da redação do Enem 2017. O assunto já foi escolhido e está sendo mantido em sigilo pela organização do Exame.

Nesta reta final, resolvemos ajudar enumerando os sete possíveis temas da redação do Enem 2017, conforme a seguir:
Combate à homofobia: caminhos e desafios;
Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016: heranças materiais e imateriais;
Bullying e Educação;
Qualidade de vida e mobilidade urbana;
Recursos naturais: como utilizar e preservar;
Impactos da crise hídrica na sociedade;
Meio ambiente e responsabilidade ambiental.

Ressaltamos que, nesta altura do campeonato, é proveitoso apenas praticar a escrita de redações relacionadas aos principais temas possíveis. Estudar o conteúdo das provas já não é mais uma boa escolha, visto que a mente também precisa ser preparada e descansada para os dias de prova.

Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As duas primeiras áreas serão aplicadas no primeiro domingo de provas (05), junto da redação, com tempo de 05h30min. Por sua vez, as duas últimas serão aplicadas no segundo domingo (12), em um tempo de 04h30min.

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, com início do Exame marcado para as 13h30min, pontualmente. Em qualquer município será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Mantenha o foco nesses últimos dias, fique tranquilo e boa sorte nas provas. Curta a página do Enem 2017 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Postar um comentário

0 Comentários