não mexer

header ads

Vitamina C leva à morte células que causam câncer no sangue


Injeções de altas doses de vitamina C podem ajudar no combate ao câncer de sangue, que inclui diferentes tipos de leucemia.

Em experimentos realizados com camundongos, o nutriente se mostrou capaz de induzir o funcionamento do gene tet methylcytosine dioxygenase (TET2), responsável por forçar o desenvolvimento de células tronco em células sanguíneas maduras, que acabam morrendo.
No estudo, os pesquisadores Luisa Cimmino e Benjamin Neel na Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York e sua equipe criaram camundongos nos quais o TET2 poderia ser ativado e desativado. A desativação provocou um comportamento anormal das células tronco, assim como ocorre com os humanos.

Cientes de que a vitamina C estimula a atividade do TET2, eles injetaram altas doses do nutriente e a deficiência na atividade do gene foi revertida, fazendo com que as células tronco amadurecessem em células sanguíneas e seguissem o curso normal até a eventual morte das células.

A vitamina C também suprimiu o crescimento de células tronco leucêmicas de pacientes humanos implantadas nas cobaias.

Neel espera que altas doses de vitamina C eventualmente sejam incorporadas em terapias contra o câncer. As pessoas que têm leucemia mieloide aguda são frequentemente de idade avançada e podem morrer de quimioterapia.

A vitamina C em combinação com medicamentos contra o câncer pode fornecer uma abordagem alternativa.

Para efeitos de prevenção das doenças, no entanto, os pesquisadores dizem ser inviável. Os camundongos receberam 100 miligramas de vitamina C em cada injeção, o equivalente a duas laranjas, aproximadamente. Mas os humanos pesam 3 mil vezes mais que um camundongo.

Como o organismo para de absorver vitamina C após 500 miligramas, qualquer possível terapia requer injeção intravenosa.

“Você não consegue atingir os níveis necessários para os efeitos desse estudo apenas comendo laranjas”, explicou o pesquisador à New Science.

Postar um comentário

0 Comentários