não mexer

header ads

Sindicato das Autoescolas do Ceará informa sobre possíveis mudanças no processo para obter a Carteira de Habilitação

Mais uma vez o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impõe mudanças, no processo de habilitação de condutores.

A reformulação da resolução 168 do CONTRAN, apresenta propostas para o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados e de reciclagem, fundamentado em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação.

Com as possíveis modificações, em breve, obter a carteira nacional de habilitação se tornará mais oneroso em todo o Estado do Ceará.

POSSIVEIS ALTERAÇÕES
Entre as principais mudanças, estão: o aumento do número de aulas de direção e de legislação, a avaliação para moto fora dos circuitos fechados e legislações específicas para cada categoria de CNH. Além disso, o candidato terá que fazer um simulado antes de fazer a avaliação teórica e o reprovado será obrigado a fazer cinco aulas antes de uma nova prova.

Os CFC´s (autoescolas) tiveram recentemente que passar por várias adaptações tecnológicas, entre elas a implantação do videomonitoramento nas aulas práticas e teóricas, impostas também por resoluções.

Está previsto também o aumento da carga horária para os cursos teóricos e práticos. De acordo com a minuta, quem pretende tirar a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) deverá ter uma carga horária de 79 horas/aula, diferente do que é exigido atualmente, 30 horas/aula. Já a carga horária total de quem pretende se habilitar para categoria “A” (moto) passará de 65 horas/aula para 85 horas/aulas.

No processo para categoria “B” (carro) um aluno deve, hoje, ter 70 horas/aula, com a aprovação da resolução, ele deverá passar por 90 horas/aula em uma autoescola. A minuta com alterações se estende também para a adição das categorias “C, D e E”, além do curso de reciclagem para condutores infratores e os cursos em especialização de transporte.

Com isso, a população que necessita obter sua carteira nacional de habilitação poderá procurar uma autoescola credenciada ao Detran em sua cidade , segundo o Presidente do SINDCFCS, Wellington dos Santos : “O Estado do Ceará está a frente dos demais estados se falando em excelência na prestação dos serviços, somos o primeiro Estado a implantar o contrato de Compliance dentro da categoria, aonde os CFC´s (autoescolas) visam ofertar um melhor serviço sendo supervisionados por um setor autônomo do sindicato.”
O presidente do SINDCFCS ainda afirmou que : “... são muitas as possíveis mudanças, o sindicato das autoescolas está viajando, acompanhado as consultas publicas para garantir que o melhor permaneça tanto para a população, quanto para a categoria.”

SINDCFCS – Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará.

Telefone : 85. 3298-4567
Facebook.com/sindcfcsce

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou aluna da auto escola exata do município de Redenção a mesma encontra-se fechada desde o dia 14/08 ja havia ocorrido isso antes e ninguém nos dá uma explicação nós ajudem

    ResponderExcluir