não mexer

header ads

Canindé,CE: Romaria de São Francisco das Chagas começa neste domingo (24)

Canindé iniciou neste domingo (24) a maior romaria da América Latina em homenagem a São Francisco de Assis. Ao longo de 10 dias, a cidade de Canindé, no Sertão Central, se torna um recanto de fé e oração, e recebe peregrinos de toda a parte do País. Com o tema: “Francisco, restaura a minha igreja”, o tradicional festejo segue até o dia 5 de outubro, encerrando com o arreamento da bandeira. Neste ano, a cidade tem mais motivos para comemorar. São 200 anos de criação da Paróquia de São Francisco das Chagas e o centenário de consagração da Paróquia em Santuário.

“É uma data importante para nós, não só para os canindeenses, mas para todas as regiões do País. Nós, quando homenageamos os estados nordestinos nas novenas, queremos dizer que eles fazem parte desse caminho. Canindé se torna um ponto de encontro para todos esses romeiros que vêm de todos os lugares, vão criando um caminho”, ressalta Frei Marconi Lins, que é pároco do Santuário de Canindé.

Durante o ano inteiro, a cidade recebe, em média, um milhão de romeiros, e estima-se que, durante os festejos, circulem mais de 300 mil pessoas. O trânsito está sendo organizado especialmente para receber a romaria que a cidade recebe durante esse período em que a cidade muda completamente sua rotina. “Todas as secretarias estão empenhadas para fazer a melhor festa do ano”, confirma a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes.

A ideia do tema, “Francisco, restaura a minha igreja”, é representar a Igreja que está sendo restaurada pelo papa Francisco, “o outro Francisco”. A temática deste ano busca compreender a noção de ser comunidade cristã, sendo um tema eclesial, voltada para as pessoas que se sintam chamadas a trabalhar por uma sociedade mais justa.

Programação
A festa iniciou hoje com o levantamento da bandeira, que acontece neste domingo (24). E segue em festejo por dez dias. Além das tradicionais novenas, que acontecem à noite, na conhecida Praça dos Romeiros, os festejos têm via sacras, pelas manhãs, missas de hora em hora e os serviços eclesiais, como confissões e batizados.

Durante a Festa de São Francisco, são mobilizados, em todas as paróquias franciscanas, frades, que são os sacerdotes da ordem franciscana, que ajudam ao atendimento dos peregrinos. Para as romarias, o Santuário Canindé criou uma assessoria responsável por receber os peregrinos que chegam em grupos. Programação:

Abertura
Dia 24/9 – 4h – Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística – Em frente à Basílica

Novena
De 25/9 a 3/10 – 18h – Praça dos Romeiros – Transmissão, ao vivo, com o Núcleo Televisivo do Santuário (NTS), pela internet: www.Santuariodecaninde.Com

Procissões
Com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica
Dia 24/9 – 18h
De 25/9 a 3/10 – 17h30

Via-sacra
De 25/9 a 3/10 – 5h – Av. Francisco Cordeiro Campos – Celebração na Igreja do Cristo Rei (Monte)

Horário das missas
Basílica / Quadra da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h
Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h
Igreja do Cristo Rei (Monte): 6h
Igreja de Nossa Senhora das Dores: 8h, 10h (30/9 a 3/10) e 15h (1/10 a 3/10)

Missa de encerramento
Dia 4/10 – 9h – Quadra da Gruta
No mesmo dia – 17h – Procissão com a Imagem de São Francisco – Iniciada na Praça da Basílica – Transmissão via internet na página: www.Santuariodecaninde. Com Arreamento das bandeiras Dia 5/10 – 12h = Praça da Basílica.

Confissões
De 24/9 a 3/10 – 6h às 11h e 14h às 17h – Complexo São Damião, ao lado da Basílica

Batizados
Todos os dias – às 10h e às 15h – Complexo São Damião
Os Batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do respectivo pároco

Fonte: festadesaofrancisco.com

Postar um comentário

0 Comentários