não mexer

header ads

Católicos de 11 cidades no Ceará comemoram padroeira Senhora Sant’Ana

Desde o último dia 17 que milhares de católicos fazem caminhada pela manhã bem cedo, participam de missas, ofícios e de novenas em honra à Senhora Sant’Ana, padroeira de onze cidades cearenses: Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota.

Os festejos religiosos terminam nesta quarta-feira, 26.

Nas 11 cidades é feriado municipal e haverá tradicionais procissões com a condução do andor com a imagem da santa. Fé e devoção mobilizam milhares de fiéis nas paróquias. Dos municípios que adotaram Senhora Sant’Ana como padroeira, dois são sede de diocese, Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria Santíssima. Em tempo de festa religiosa, as cidades no Interior do Estado ficam movimentadas. Atraem devotos da região e filhos ausentes.

Cada paróquia tem sua programação própria, mas prevalece a motivação da fé, da história e do memorial da colonização do sertão cearense. Senhora Sant’Ana e São Joaquim formam o casal que é tido como exemplo de educação na fé e a base da família. São os pais da Virgem Maria, que é mãe de Jesus. Daí, 26 de julho, ser considerado o Dia dos Avós.

Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema geral ‘Com Senhora Sant’Ana, um ano para Maria, mãe de Jesus’ tendo por base as comemorações do Ano Mariano. Os católicos locais estão celebrando o tríduo preparatório para a grande festa dos 300 anos da chegada da imagem da santa padroeira, oriunda da Portugal, cujo transcurso será em 2019.

Na Matriz de Sant’Ana foram celebradas missas às 6 horas, presidida pelo padre Ricardo Pompeu; às 7 horas, pelo bispo emérito dom José Mauro Ramalho; e às 9h30 liturgia solene pelo bispo dom Édson de Castro Homem.

DN Centro Sul

Postar um comentário

0 Comentários