não mexer

header ads

Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimos na tarifa


A Bandeira tarifária que será aplicada nas Contas de Luz no Mês de Junho será a “Verde”, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o retorno da Bandeira Verde foi possível pelo aumento das Chuvas nos reservatórios das Hidrelétricas em Maio e pela perspectiva de redução do consumo de Energia Elétrica no País.

Desde Abril, a Bandeira estava Vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) Consumidos.

A previsão da ANEEL era que a Bandeira tarifária Vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até Novembro.

Como Funcionam as Bandeiras Tarifárias
O sistema de Bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de Energia de Usinas Termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas.

A Cor da Bandeira é impressa na Conta de Luz (Vermelha, Amarela ou Verde) e indica o custo da Energia em função das condições de geração.

Quando Chove Menos, por exemplo, os reservatórios das Hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais Termelétricas para garantir o suprimento de Energia no país, nesse caso, a Bandeira fica Amarela ou Vermelha, de acordo com o custo de operação das Termelétricas acionadas.

Segundo a ANEEL, o sistema de Bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da Energia gerada, possibilitando aos Consumidores o uso consciente.

Postar um comentário

0 Comentários