não mexer

header ads

Oposição apresenta oitavo pedido de impeachment de Temer

Partidos da oposição apresentaram na tarde desta quinta-feira (18) um novo pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O documento foi protocolado com o apoio das bancadas de PCdoB, PT, PDT, PSol e Rede, além de deputados de PSB, PTB e PHS, e pessoas da sociedade civil.

Esse é o oitavo pedido de impeachment do presidente que tramita na Câmara. Sete desses pedidos foram apresentados nas últimas 24 horas, após a divulgação de informações de que Temer deu aval ao dono da JBS, Joesley Batista, para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Lava Jato.

Diante da intensa repercussão em torno do assunto, Temer fez um pronunciamento na tarde desta quinta no qual informou que não renunciará à Presidência da República. Em razão das delações, o Supremo Tribunal Federal abriu um inquérito para investigar o presidente.

Até a publicação desta reportagem, também haviam protocolado pedidos semelhantes os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ), João Henrique Caldas (PSB-AL), João Gualberto (PSDB-BA) e Diego Garcia (PHS-PR), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado estadual Major Araújo (PRP-GO).

A oposição defende a saída de Temer argumentando que o presidente feriu quatro dispositivos da lei do impeachment:
- Opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário;

- Impedir, por qualquer meio, o efeito dos atos, mandados ou decisões do Poder Judiciário;

- Usar da violência ou ameaça contra funcionário público para coagi-lo a proceder ilegalmente, bem como utilizar-se de suborno ou de qualquer outra forma de corrupção para o mesmo fim;

- Proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários