» » Você sabia que muitas pessoas se aposentam aos 30 anos? Descubra como

Você é do tipo que sente inveja de seus avós quando lembra que eles são pessoas aposentadas? Pois saiba que tem gente por aí desfrutando dos benefícios da aposentadoria aos 30 anos. Parece mentira, a gente sabe, mas é a mais pura verdade.

BBC contou as histórias de alguns jovens aposentados e revelou o que eles fizeram para conseguir essa proeza em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Primeiro, conheça a história de Pete, um canadense que prefere não ter seu nome completo divulgado.

Ele e a esposa começaram a pensar em seus dias de aposentados já aos 20 anos. Hoje Pete mantém um blog com dicas para quem quer pendurar as chuteiras mais cedo. Em sua página, o jovem aposentado dá dicas financeiras e, inclusive, ensina como ganhar dinheiro de maneira “fácil”. Segundo Pete, alguns de seus leitores estão aposentados desde os 30 anos. São pessoas de países como Espanha, Portugal, México, Porto Rico e Brasil.

Você também quer parar?
Mas se você acha que a coisa é simples, saiba que simplicidade nada tem a ver com o que precisa ser feito para se aposentar cedo. Pete e sua esposa fizeram economia financeira por pelo menos dez anos. Hoje, aos 39 anos, ele vive com o dinheiro que poupou desde cedo.

Economizar, de fato, não é tarefa fácil. É preciso diminuir todo tipo de gasto. Pete recomenda, por exemplo, pedalar em vez de dirigir, e preferir cozinhar a própria comida a almoçar fora. Ele e a esposa diminuíram o consumo de carne e costumavam fazer compras no atacado. Se você acha que esses passos são pequenos demais para grandes resultados, saiba que Pete acredita ter economizado US$ 300 mil por não ter usado carro e US$ 75 mil por não ter almoçado fora durante dez anos.

Em vez de manter pequenos “luxos” como os citados acima, o casal preferiu poupar uma boa grana, comprar uma casa no Colorado, nos EUA, e fazer investimentos em ações. Hoje eles vivem com o dinheiro que deixaram de gastar e com os lucros que essas economias renderam.

Sabático
Há também quem queira se aposentar apenas por pouco tempo e tirar uma espécie de férias longas ou, quem sabe, um descanso sabático. O jornalista esportivo Ed Hawkins decidiu deixar o emprego aos 33 anos, argumentando que não gostaria de passar os melhores anos de sua vida trabalhando em um escritório.

Hawkins resolveu deixar o trabalho para o futuro e, acompanhado da esposa, mudou-se para o sul da França. A receita? Simples: "Eu trabalhei duro desde os 18 anos e consegui comprar um imóvel. Aluguei meu apartamento em Londres e vivo disso", disse o jornalista à BBC. Ele só pretende voltar a trabalhar quando tiver 50 anos.

O negócio é poupar
Será que esse povo está errado por pensar em aposentadoria desde cedo? Provavelmente não. De acordo com a consultora Helen Hogan, “quanto mais cedo você começar [a pensar em aposentadoria], melhor, por causa dos ganhos com os juros”. É tudo uma questão de matemática simples: quanto menos você gasta, mais você tem. Isso vale para muita coisa: de calorias a moedas no cofrinho.

É importante considerar também que Pete não deixou de trabalhar. Ele mantém o blog, o que é um trabalho, mas sem a preocupação com horários, salários e afins. Esse é um privilégio mais possível a pessoas que vivem em países ricos, porém, em lugares onde os impostos não são tão altos e os salários são maiores (cof, cof). Assim, de fato, a coisa parece ser mais fácil. Mas mesmo no Brasil, onde a realidade econômica não é das melhores, é possível se aposentar cedo, sim, com trabalho duro e economia.

Pete afirma que não propõe uma vida de folga, mas uma vida mais feliz e natural. A esposa dele, por exemplo, voltou a estudar e se dedica ao trabalho voluntário – o que pode ser feito mesmo que você não esteja aposentado, obviamente. E aí, o que você acha desse conceito de aposentadoria precoce?

Fonte: Mega Curioso (via BBC)

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!