não mexer

header ads

URCA participa de missão internacional em Israel

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está sendo representada em Missão Internacional a Israel, promovida pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará (SEPLAG), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE) e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.


Participam da Missão o Secretário de Planejamento, Dr. Francisco Maia Júnior, o Secretário Adjunto da SECITECE, Prof. Dr. Francisco Carvalho, o Presidente da Comissão Parlamentar Estadual de Desenvolvimento Regional, o Deputado Carlos Matos, os reitores da Universidade do Vale do Acaraú e da Universidade Estadual do Ceará,  representantes do Banco do Nordeste, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e empresas de Startups atuantes no Ceará.

A URCA está sendo representada pelo Vice-Reitor, professor Francisco do O' de Lima Júnior. A agenda envolve um conjunto de atividades voltadas para o amplo conhecimento de experiências inovadoras no campo da promoção do desenvolvimento em territórios semiáridos. Dentre tais experiências está o uso racional dos recursos hídricos (pautado em reutilização, dessalinização, tecnologias evitando desperdícios), uso de energias renováveis alternativas, processos de reciclagens, difusão de novas e acessíveis tecnologias promovendo o bem público pautando-se no que caracteriza experiências instrumentais de "cidades inteligentes". A proposta também é de apresentar as experiências cearenses bem como estabelecer relações e parcerias insterinstitucionais, firmando acordos de cooperação.

Além de reuniões com órgãos, institutos de pesquisas, empresas do setor público e privado serão realizadas reuniões de trabalho com a Mekorot (Empresa Governamental de Águas de Israel), visitas aos sistemas de comunicação, Startups israelenses, além de realização de seminários na Universidade de Ben Gurion. Esta instituição foi concebida de modo similar à URCA, com a missão fundamental de promover o desenvolvimento inclusivo do território sul de Israel.

O Reitor da URCA, professor Patrício Pereira Melo, entrou em contato com a comitiva cearense que está em Israel. Ele relatou que nenhum dos membros se feriu no atentado ao hotel em que estão hospedados, ocorrido ontem (23/04), e que o incidente ocorreu numa área distante onde ocorrem as reuniões. Patrício Melo afirmou ainda que a comitiva continuará a agenda normalmente.

Postar um comentário

0 Comentários