não mexer

header ads

Peixes infestados por vermes preocupa consumidores de Iguatu

O problema foi constatado há pelo menos 15 dias, com o surgimento de vermes na carne de 
 dois pescados da espécie Curimatã. Foto: iguatu.net
Consumidores de Iguatu estão preocupados com o mais recente caso de infestação de peixes, identificados por pescadores nas águas do Rio Jaguaribe, nas localidades de Quixoá e Barro Alto, na zona rural do município. O problema foi constatado há pelo menos 15 dias, com o surgimento de vermes na carne de dois pescados da espécie Curimatã.

O caso já foi levado ao conhecimento da Vigilância Sanitária do Município e aos órgãos de vigilância do Estado. Amostras do pescado estão sendo analisadas no Laboratório Central (Lacen), na regional de Icó.

Alguns pescadores afirmam que passaram a perceber o problema depois da chegada de água nova vinda da cidade de Assaré, por meio do Rio Bastiões, no dia 19 de março, após o arrombamento de um açude, e de águas da chuva provenientes do município de Nova Olinda, por meio do Rio Cariús.

A contaminação dos peixes tem deixado a população de Iguatu em alerta. No mercado dos peixes, muitos comerciantes disseram que os consumidores ficaram preocupados com a notícia, que repercutiu, sobre a existência de larvas no pescado. O vendedor Luiz Gomes disse que os clientes tem rejeitado a compra de peixes do Jaguaribe e do Orós.

O pescador Francisco Ferreira acredita que o problema pode estar sendo ocasionado pela poluição do Rio Jaguaribe, que recebe muitas águas de esgotos oriundas das residências das cidades que ficam às margens do seu leito. "Temos notado esse problema há mais de 15 dias e desde então quase ninguém pesca mais", disse.

Fonte: Iguatu Noticias.

Postar um comentário

0 Comentários