não mexer

header ads

Ceará tem 3ª morte por dengue em 2017 confirmada

O mais recente boletim de arboviroses aponta ainda que o número de casos de dengue, chikungunya e zika somados chegou a 13.111 ( FOTO: Cid Barbosa )

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa/CE) confirmou a terceira morte por dengue no Estado este ano. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico de arboviroses divulgado nesta sexta-feira (28).

Conforme o documento, em 2017, foram confirmados quatro vítimas de dengue grave (cujos sintomas são mais intensos), destas, três foram a óbito, sendo uma mulher e dois homens. Os casos ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro e abril, residentes nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Tabuleiro do Norte. Em 2016, 30 pessoas morreram em decorrência da doença.

No total, já foram confirmados Em 2017, 4.988 casos de dengue no Estado este ano. De acordo com a Sesa, 95 do municípios cearense registraram contaminação. Na análise comparativa em relação ao ano de 2016, observa-se uma redução de 78,7% (23.420) dos casos confirmados quando comparado ao mesmo período.

A maior parte dos casos da arbovirose foi em Fortaleza. Até abril, foram 3.356 casos. Em segundo vem Caucaia, com 417 confirmados.

Arboviroses

O mais recente boletim de arboviroses aponta ainda que o número de casos de dengue, chikungunya e zika somados chegou a 13.111, sendo a maior parte de chikungunya (8.037), que, em 2017, já causou uma morte.

Para evitar a infestação do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor das doenças, é necessário evitar o acúmulo de materiais descartáveis desnecessários e sem uso, pois eles podem acumular água e propiciar a reprodução do inseto. É importante ter cuidado com outros objetos que podem acumular água parada com vasos, pneus e garrafas, além da higiene da água da piscina com cloro.


Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários