não mexer

header ads

Professora da Uece descobre proteína que pode ajudar a combater o câncer

A pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Katiane Queiroz desenvolveu um estudo sobre a proteína lactoferrina humana (LF), já conhecida como agente antitumoral, que pode ajudar no combate ao câncer. A pesquisa já foi divulgada pela universidade 
Após conclusão dos estudos em relação ao câncer, próxima etapa deve abordar influência contra o zika vírus.
A lactoferrina humana é uma proteína natural encontrada no leite materno e “em inúmeras secreções exócrinas como saliva, lágrima, sêmen, fluidos vaginais e gastrointestinais, mucosa nasal e bronquial”, como explica Katiane.
Essa substância ajuda a combater infecções e fortalece o sistema de defesa do corpo humano. É a principal fonte de ferro presente no leite e desempenha um papel importante no sistema imunológico das crianças.
Em seu estudo, a professora utilizou um método inovador para a produção da lactoferrina. Nele, um vírus com alto poder de proliferação, conhecido como adenovírus, foi modificado e passou a conter os genes da proteína. As células virais contendo o DNA da lactoferrina humana foram injetadas nas glândulas mamárias de cabras que passaram a produzir leite com essa substância.
Segundo a pesquisadora, a técnica permite “a produção rápida e barata de um biofármaco que já foi empregado eficazmente no combate de células provenientes do câncer colorretal, da próstata e do glioblastoma (tumor cerebral)”.
A área de aplicação da lactoferrina é extensa, segundo Katiane. Ela afirma que a proteína serve como agente antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório, imunoregulatório, antifúngico e antitumoral.
Entre a variedade de remédios que podem ser fabricados a partir da proteína estão vacinas, imunoreagentes, agentes quimiopreventivos e quimioterápicos. A proteína também pode ser utilizada em tratamentos nutricionais através do leite e derivados lácteos como queijos, iogurtes e manteigas.
Os estudos sobre a aplicação da lactoferrina no tratamento do câncer foram concluídos, mas as pesquisas sobre a utilização da proteína para tratar outras doenças seguirá. “Nossa pesquisa ainda abordará o papel da lactoferrina contra o zika vírus. Também estamos em busca de auxílio financeiro para estudarmos essa proteína como agente modulador na doença de Alzheimer e antienvelhecimento”, afirma Katiane. A pesquisa contou com o financiamento da Funcap através do edital Inovafit.

Postar um comentário

0 Comentários