não mexer

header ads

Volta a chove forte em Assaré pelo segundo dia consecutivo; 50 famílias estão desabrigadas

Foto VcRepórter

Assaré. O medo de que uma nova enchente inunda ruas e casas, deste município, é latente. Após a precipitação de 88 milímetros registrada ontem, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que culminou no rompimento do açude dos Montes, choveu forte novamente. O volume observado de70 mm foi o maior do Estado entre sexta-feira e hoje, dia 18. O acumulado nos primeiros 18 dias de março em Assaré já supera a média histórica para todo o mês, que é de 182.3 mm.


Ontem, por volta das 5h30, uma tromba d’água caiu sobre a cidade causando o rompimento do açude. A força da água inundou ruas e bairros próximos ao reservatório que não estourada há quase duas décadas. De acordo com o gestor municipal, Evanderto Almeida, “mais de 50 famílias estão desabrigadas”. Segundo conta, a correnteza destruiu plantações, arrastou animais e veículos e inundou diversas casas.

“Acima do açude dos Montes, existem várias outras barragens e pequenos açudes. A gente ainda não tem a noção exata de como eles estão, mas o temor é de que um ou vários deles possa estourar e o estrago ficar ainda maior”, completa o prefeito. De acordo com ele, o Governador do Estado, Camilo Santana, enviou ontem a Defesa Civil do Estado para auxiliar os trabalhos de recuperação das áreas mais afetadas. Em algumas localidades, como o Centro Comunitário e bairro Laranjeiras, o nível da água em casas chegou a quase 1 metro.

Evanderto ressalta que, apesar de a Funceme ter registrado de forma oficial volume de 88 mm ontem e 70 mm hoje, os números são bem superiores. “Vários agricultores têm instalados em suas casas pluviômetros que apontaram ontem chuvas com volume entre 170 e 180 milímetros”, diz. A prefeitura disponibilizou veículos para remoção de móveis e objetos e um galpão para que estes fossem guardados. “As famílias que tiveram que sair de casas estão sendo abrigadas em casas de familiares”, conclui o prefeito. Não houve feridos.

Estado
Entre as 7 horas desta sexta-feira e 7 horas de hoje, a Funceme registrou chuvas em pelo menos 52 municípios. O maior volume foi observado em Assaré (70 mm), seguido por Granja (44 mm); Pires Ferreira (42 mm); Crato (35 mm); Arneiroz (32.3 mm) e Pedra Branca (31 mm). No decorrer do dia, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado. Amanhã, dia de São José, padroeiro do Estado, a Funceme aponta possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

O volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) segue subindo, ainda que timidamente. Hoje o nível chegou a 8,52%, melhor índice dos últimos cinco meses. Quatro açudes estão sangrando (Acaraú Mirim, Caldeirões, Maranguapinho e Tijuquinja) e 122 estão com capacidade abaixo dos 30%, dentre os quais 46 estão no volume morto e 22 estão secos.

Diário Cariri-DN

Postar um comentário

0 Comentários