não mexer

header ads

Aeronave da Ciopaer transporta recém-nascido de Iguatu para Sobral e salva sua vida


Um recém-nascido com apenas três dias de vida foi transportado, na tarde desta terça-feira (27), de Iguatu para Sobral, em uma UTI aérea. A ação conjunta da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-CE) levou a criança para o Hospital Regional Norte.

Por apresentar insuficiência respiratória, o bebê teria mais chances de tratamento no Hospital Regional Norte, já que unidade de saúde sediada em Sobral possui melhor capacidade de atendimento para esse caso, inclusive com leito de UTI neonatal disponível.

A viagem, que levou menos de uma hora, foi realizada em aeronave do Ciopaer. Caso o transporte tivesse sido por terra, levaria pelo menos seis horas para atingir o destino final, além do desconforto causado pelo balanço do veículo.

O pequeno paciente teve acompanhamento de um médico e uma enfermeira, além de ser monitorado pelos equipamentos médicos que compõem a UTI da aeronave. O Serviço Aeromédico da Ciopaer já realizou 70 transportes de recém nascidos até o momento, desde o início do serviço em 2014.

Em tempo: Iguatu ainda não dispõe de UTI Neonatal funcionando, mas a estrutura física já está pronta, e totalmente equipada. A obra foi construída durante a gestão do ex-prefeito Aderilo Alcântara, com recursos do Ministério da Saúde, através do trabalho do deputado Agenor Neto em Brasília.

Com a estrutura pronta e equipamentos comprados, resta agora que a nova gestão coloque em funcionamento, evitando, dessa forma, que crianças recém nascidas morram por falta de atendimento médico adequado, como tem ocorrido este ano. Em quase 90 dias, nove crianças já morreram no Hospital Regional de Iguatu. O número é 50% maior do que todas as mortes de 2016.

Iguatu Noticias.

Postar um comentário

0 Comentários