não mexer

header ads

Dois casos suspeitos de influenza A estão sendo investigados no Ceará

Dois casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estão sendo investigados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A suspeita é de que sejam infecções pelo vírus influenza A (H1N1). A Sesa emitiu nota técnica para orientar profissionais de saúde sobre a identificação precoce da doença, que, em 2016, causou 17 óbitos no Estado. Campanha vacinal para prevenção da influenza ocorre em abril. Entretanto, no Ceará, o aumento na incidência começa a ser observado a partir deste mês.

“O que se notifica hoje são os casos graves, que respondem por uma parcela pequena, que a doença evolui. Pode se manifestar em adultos normais e saudáveis, mas é mais comum em idosos, crianças de baixa idade, grupo de pessoas com diabetes e doenças crônicas, transplantados e gestantes”, destaca o infectologista Roberto da Justa. Conforme ele, existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O último sequer se manifesta em humanos, mas o A apresenta potencial epidêmico: possui grande variabilidade genética e infecta outros animais, o que o faz ter um maior potencial.

De acordo com a nota técnica, no ano passado foram notificados 534 casos de SRAG no Estado, sendo 105 (19%) causados pelo vírus influenza, 53 (9%) por outros vírus respiratórios e um caso de SRAG (0,1%) por outros agentes etiológicos. “É um vírus respiratório, de uma família diferente das arboviroses (zika, dengue e chincungunya). Mas costuma circular nesta época de chuvas no Ceará e a circulação se torna mais intensa porque neste período as pessoas costumam se aglomerar com mais frequência”, diz Justa.

Fonte: O Povo

Postar um comentário

0 Comentários