não mexer

header ads

Câmara aprova projeto que torna crime divulgação de 'nudes' na internet


Projeto deixa explícito como crime divulgar material com cena de nudez ou ato sexual privado.


BRASÍLIA - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 21, um projeto de lei que torna crime a vingança virtual com a divulgação e a exposição pública da intimidade sexual. O projeto, que seguirá agora para o Senado, altera a Lei Maria da Penha e o Código Penal, estabelecendo pena de reclusão de três meses a um ano e multa para o autor da divulgação.

O texto aprovado nesta terça acrescenta ao artigo terceiro da Lei Maria da Penha um novo enquadramento para violência doméstica contra a mulher: a violação da intimidade, seja pela divulgação na internet ou outro meio de propagação de informações, de dados pessoais (vídeos, áudios, montagens) obtidos no âmbito do convívio íntimo, sem o expresso consentimento da vítima.

Pelo projeto, o Código Penal passa a conter o crime de exposição pública da intimidade sexual no capítulo que trata de injúria com ofensa à dignidade e ao decoro. O projeto deixa explícito como crime divulgar "através de imagem, vídeo ou qualquer outro meio, material que contenha cena de nudez ou de ato sexual de caráter privado". Se o crime for cometido por motivo torpe ou contra pessoa com deficiência, a pena de prisão do divulgador original da imagem será aumentada em um terço ou até mesmo metade. 

A relatora, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), lembrou que a proposta também beneficia homens. "É a redenção de mulheres e homens na internet", comemorou.

O projeto de lei original foi apresentado em 2013 e é de autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR), que chamou a medida de "Lei Maria da Penha virtual". O deputado lembrou que atualmente a divulgação de imagens íntimas se enquadrava no crime de difamação, com penas que não passavam de distribuição de cestas básicas. "A divulgação de imagens íntimas é muito mais forte do que uma agressão física", comparou o deputado. 

O parlamentar batizou o projeto de "Lei Rose Leonel", uma jornalista de Maringá (PR) que, em 2005, após o fim de seu relacionamento, teve imagens íntimas divulgadas pelo ex-companheiro, que ainda insinuou que ela era garota de programa. O caso foi judicializado e o autor da divulgação foi enquadrado nos crimes de injuria e difamação.

Postar um comentário

0 Comentários