não mexer

header ads

Pipeiros de 50 cidades do Ceará ameaçam suspender abastecimento por falta de pagamento


Pipeiros de pelo menos 50 cidades cearenses estão sem receber os repasses do Exército Brasileiro. Com a falta de pagamento, eles ameaçam suspender o abastecimento das comunidades rurais. Nesta terça-feira (17), foram registradas manifestações em pelo menos sete cidades cearenses.

Foram registradas manifestações nas cidades de Boa Viagem e Banabuiú, no Sertão Central; Acopiara, na Região Centro-Sul; e Morada Nova, no Vale Jaguaribano. Os pipeiros afirmam que estão há pelo menos quatro meses sem receber o repasse do exército, o que dificulta o trabalho de atendimento às comunidades rurais.

Em Acopiara, por exemplo, são 37 carros-pipa que abastecem cerca de 370 comunidades rurais. O pipeiro Ademar Teixeira argumenta que a situação chegou ao limite e que os profissionais não têm condições de continuar operando sem receber o pagamento.

Para atender as comunidades rurais, os caminhões-pipa percorrem longas distâncias. Grande parte da água transportada é levada do açude público Trussu, no distrito de Suassurana, em Iguatu. “As outras cidades já estão se manifestando, e aqui em Acopiara não é diferente. Nós estamos vivendo cinco meses sem pagamento. Nós não temos mais condições de rodar”, diz Ademar Teixeira.

Em nota, o Exército Brasileiro, responsável pela gestão da operação carro-pipa da zona rural, informa que está tomando medidas administrativas para retomar o pagamento dos pipeiros até a próxima semana. Já a Defesa Civil do estado, responsável pela operação carro-pipa nas zonas urbanas, informa que os repasses de sua responsabilidade estão em dia.

Os 350 caminhões pipas que paralisaram as atividades nesta terça-feira são responsáveis por abastecer municípios do Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

Tribuna do Cear

Postar um comentário

0 Comentários