não mexer

header ads

Mais de 160 mil agricultores recebem Garantia Safra 2015/2016 no Ceará

O pagamento do Garantia Safra 2015/2016 vem atendendo em todo o Estado do Ceará 167.639 agricultores de 112 municípios que aderiram ao programa. Os municípios de Milagres e Ocara entram na folha de janeiro de 2017. Dos 184 municípios cearenses, apenas quatro não aderem ao programa por não possuirem zona rural. São eles: Eusébio, Fortaleza, Guaramiranga e Jijoca de Jericoacoara.
Após a verificação dos índices pela Coordenação Nacional do Garantia Safra vinculada a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), 29 municípios não cumpriram as exigências técnicas para receber o benefício.
De acordo com a Coordenação Nacional do Garantia Safra, os índices que atestam a perca de safra de 50% ou mais são os laudos aplicados por técnicos das prefeituras ou da Ematerce, dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Infelizmente, esses 29 municípios não cumpriram nenhum dos três índices adotados pela Sead para verificação da perca de safra. Alguns outros 31 municípios poderão ainda se adequar e ter sua situação de não-perca reavaliada. Foi o que acontece com os municípios de Milagres e Ocara, que passam a integrar a folha de pagamento de janeiro”, explicou Arimateia Gonçalves, coordenador estadual do Garantia Safra.
Garantia safra
É uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo GS, receberão o benefício GS diretamente do Governo Federal.
Estão fora do Garantia Safra
Dos 29 municípios que não serão beneficiados pelo garantia safra, mais de um terço deles fazem parte da nossa macro região : Nova Russas, Tamboril, Ipueiras, Ararendá, Ipaporanga, Catunda, Hidrolândia, Reriutaba, Novo Oriente e Quiterianópolis.
Estão recebendo o Garantia Safra 
Municípios contemplados - Tauá, Crateús, Independência, Catunda  ST Quitéria ,Ipu, Croatá,Varjota e Pires ferreira, 

Postar um comentário

0 Comentários