não mexer

header ads

Leônidas Cristino destaca importância de evento para receber alunos no ensino médio

O deputado federal Leônidas Cristino elogiou a realização de um grande evento com a participação de alunos de todos municípios para celebrar o ingresso no ensino médio. “É de fundamental importância a calorosa acolhida oferecida pelo governo do estado aos novos alunos do ensino médio”, disse ele, ao participar da solenidade #chegueiensinomedio, realizada na sexta-feira (dia 27) no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Na presença do governador Camilo Santana, da vice Izolda Cela, do secretário de Educação Edilvan Alencar e prefeitos, foi anunciado um programa de estímulo à permanência até a  conclusão do ensino médio. O índice de evasão nesta faixa, que era de 31% em 2007, caiu para 10,6% em 2016.

“Vai baixar ainda mais”, observa Leônidas Cristino ao mencionar o esforço que a secretaria estadual de Educação vai desenvolver nas escolas do ensino médio de todo estado, que inclui palestras motivacionais e busca ativa dos faltosos à aula para trazê-los de volta. “É com investimento continuado na educação, melhor instrumento de mobilidade social, que o Ceará constrói a qualidade de vida dos nossos jovens e debela a violência”, disse o deputado.

A evasão no ensino médio é muito maior no primeiro ano. Por isso, o governo do estado resolveu alertar a sociedade cearense para ter um olhar mais cuidadoso na transição do ciclo fundamental para o ensino médio. O governo do estado garante vaga para 100% dos alunos que chegam a este nível de formação escolar. Com esta iniciativa, pretende assegurar que permaneçam na escola.

Segundo o secretário Idilvan Alencar, 15 dias depois do início das aulas, as escolas da rede estadual do ensino médio vão fazer uma recontagem dos alunos. Em caso de aluno que tenha deixado de frequentar a escola, em qualquer município, será buscado em casa para voltar a estudar. O secretário de educação informou ainda que, com o mesmo motivo, também serão procurados em casa os alunos que terminaram o 9º ano do ensino fundamental e não ingressaram no ensino médio.

A solenidade ocorrida no Centro de Eventos, segundo o secretário, será realizada também pelos prefeitos no ato simbólico de entrega dos alunos do fundamental para o ensino médio. “O abandono de aluno interessa à classe política”, afirmou Idilvan Alencar. Para o chamamento dos alunos de volta ao ensino médio, segundo ele, serão utilizadas as emissoras de rádio e até o sermão do padre na igreja.

O Ceará possui 710 escolas estaduais de ensino médio com 448 mil alunos. O último ENEM teve a participação de 98% dos alunos da rede. A chegada dos egressos do  ensino médio à Universidade aumentou em 66% de 2007 a 2015 e na universidade pública aumentou 297%.

Fonte: site do deputado Leônidas Cristino

Postar um comentário

0 Comentários