não mexer

header ads

Corpo de Bombeiros alerta sobre risco de raios no Ceará durante período de chuvas


Com as últimas chuvas, foi registrado do início do ano até esta sexta-feira (20) o total de 5.805 raios no Ceará, o que representa um valor três vezes maior em relação ao mês de janeiro inteiro do ano passando, quando ocorreram 1.547 incidências, segundo dados divulgados pela Enel Distribuição Ceará.

Com uma intensidade típica de 30 mil ampères, as descargas elétricas atmosféricas podem causar, além de danos ao meio ambiente (animais, plantas) e ao patrimônio, lesões ou mortes em pessoas. Dependendo da corrente, as vítimas podem sofrer queimaduras, ferimentos graves e ainda mortes instantâneas, que são geralmente atribuídas à parada cardíaca ou cardiopulmonar. As pessoas, na maioria das vezes são atingidas por correntes indiretas dos raios que vêm, por exemplo, pelo chão, dependendo do ambiente atingido.

Devido aos riscos desse fenômeno natural e imprevisível, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alerta a população e sugere a adoção de algumas medidas que podem salvar vidas. Uma delas recomenda que, ao verificar que uma pessoa foi atingida por um raio e encontra-se inconsciente, sejam iniciadas imediatamente manobras de massagem cardiorrespiratória (RCP).


O CBMCE também sugere que:

- Durante as tempestades, permaneça em casa; 

- Não entre em contato com materiais ou estruturas metálicas (cercas, arames, alambrados, tendas, barracas, guarda-chuvas, postes, linhas telefônicas ou elétricas) durante a tempestade; 

- Se estiver fora de casa, procure se abrigar dentro de um carro, com as janelas fechadas e sem contato com partes metálicas. No interior de edificações, permaneça longe de janelas ou portas; 

- Não se aproxime de árvores isoladas, antenas ou torres; 

- Não permaneça dentro d"água; 

- Desligue todos os aparelhos eletrodomésticos das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos; 

- Utilize o telefone somente em caso de emergência, pois os raios podem alcançar a linha telefônica aérea; 

- Evite estar a bordo de embarcações de pequeno porte; 

- Evite praias, piscinas, áreas abertas ou picos desprotegidos; 

- Evite locais de grande aglomeração de pessoas, uma vez que a corrente pode passar indiretamente sem que haja contato; - Fuja de locais de armazenamento de produtos inflamáveis.


Plantão

O Corpo de Bombeiros atende a qualquer ocorrência, 24 horas por dia. Basta entrar em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pelo número 190 ou, ainda, pelo 193.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Postar um comentário

0 Comentários