não mexer

header ads

CE tem 3 casos suspeitos de doença misteriosa

O Ceará registrou três casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", a síndrome ainda misteriosa que está sendo chamada de "doença da urina preta". Os dados foram divulgados, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em nota técnica, a Pasta informou que os registros estão em investigação e as amostras colhidas estão em fase de análise. 

De acordo com a Sesa, os sinais e sintomas apresentados foram: dores musculares intensas de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical, membros inferiores e superiores e mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho). Nenhum dos pacientes apresentou febre, cefaleia, artralgia (dor articular) ou exantema (erupção cultânea). 

Os três casos no Estado foram notificados até o último dia 10. A Sesa afirma que foi realizada a coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e que tanto a Pasta quanto a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SME) estão monitorando a investigação, com objetivo de esclarecer a síndrome, e também estão considerando os casos registrados na Bahia. 

Em visita ao Ceará, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que a Pasta está acompanhando os casos e que na Bahia não houve mais incidência da doença. "É uma questão que está sendo acompanhada, nós esperamos logo ter a possibilidade de identificar efetivamente o que se trata e providenciar os cuidados para que ela não se propague", acrescentou o gestor, que tentou diminuir a preocupação em torno da nova moléstia. "Vamos aguardas os estudos. No momento nossa preocupação é coma a febre amarela e o estado do Ceará não está em alerta, mas temos 19 estados com confirmações", desconversou.

Postar um comentário

0 Comentários