não mexer

header ads

Vacina contra o Câncer de Próstata ?

No decorrer da história, a ciência médica avançou bastante e foi capaz de desenvolver várias vacinas para prevenir, de maneira eficaz, diferentes tipos de doenças, é o caso da vacina contra o sarampo (1953) e da vacina contra a poliomielite (1954).
Pessoas no mundo inteiro sonham com o dia em que será desenvolvida uma vacina contra o câncer e várias pesquisas já foram iniciadas nesse sentido, algumas bem sucedidas, outras nem tanto.
Nos últimos tempos, dentro da comunidade médica e na sociedade em geral, tem havido rumores sobre uma vacina para o câncer de próstata, mas será que essa vacina realmente existe ou não passa de boato? E se ela existe, será que ela previne ou apenas trata o câncer? Continue lendo o nosso artigo e descubra!
O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Antes de falarmos sobre a possível vacina, que tal conhecer um pouco mais sobre o câncer de próstata? Todo homem possui uma glândula localizada na parte inferior do abdômen. Essa glândula, chamada próstata, é responsável por parte da produção do sêmen liberado no ato sexual. Vale destacar que muitos homens no mundo sofrem com o câncer de próstata e, no Brasil, atualmente ele é o segundo mais frequente em indivíduos do sexo masculino.
A maior parte dos acometidos por esse tipo de câncer são pessoas acima dos 65 anos, entretanto, ele pode surgir em homens mais jovens. Trata-se de um sério problema de saúde, porém, plenamente passível de tratamento.
AFINAL DE CONTAS, EXISTE OU NÃO EXISTE VACINA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Em 2010 o Brasil desenvolveu uma vacina que, até então, tem apresentando bons resultados no combate ao câncer de próstata e pode vir a ser uma grande aliada da saúde masculina. A pesquisa e desenvolvimento da vacina foram conduzidos no Rio Grande do Sul e a vacina já foi testada em humanos e a resposta foi bastante eficaz, superior até do que uma medicação usada no tratamento desse tipo de câncer nos Estados Unidos.
Segundo os resultados, houve a redução da doença, além da diminuição da mortalidade por causa do câncer de próstata.
COMO FUNCIONA A VACINA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
A vacina estimula o sistema imunológico, ajuda a identificar e a eliminar as células cancerígenas. Para a elaboração da vacina, os pesquisadores utilizam células do tumor do paciente. Depois de pronta e aplicada, a medicação faz com que o organismo entenda que as células tumorais, na verdade, são intrusas que não deveriam estar naquele corpo. A partir disso, o organismo inicia o combate e eliminação do câncer. É uma vacina de tratamento e não de prevenção.
QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DA VACINA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?
Essa revolução no tratamento do câncer de próstata ainda terá os estudos aprofundados e deverá ser lançada nos próximos anos, mas as expectativas dos cientistas são de que, com base nessa vacina, tratamentos para outros tipos de câncer (câncer de mama, melanoma, câncer de intestino, câncer de pâncreas, etc)  sejam desenvolvidos.
E aí, você gostou do nosso artigo sobre o câncer de próstata e a vacina? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente!
Fonte:andrologia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários