» » Reservatório seco transforma a paisagem de Quixeramobim

Os moradores deste Município do Sertão Central do Estado do Ceará, têm a dimensão real da seca que já castiga o sertão por cinco anos seguidos quando olham para o açude que leva o nome da cidade. Desde outubro de 2015, não há uma gota d'água sequer no Quixeramobim. O chão rachado e plantações de forragem para o gado tomam o espaço onde no passado havia água em abundância.

O açude integra a Bacia do Banabuiú, que comporta outros 18 reservatórios. Juntos e completamente cheios, eles garantem o terceiro melhor aporte ao Ceará. Desde fevereiro deste ano a água que chega às casas dos habitantes de Quixeramobim vem do açude Pedra Branca, que também abastece Quixadá. A situação do reservatório começa a gerar preocupação na população.

Ações de convivência
Iniciativas como perfurações de poços fazem parte de uma série de ações alternativas para vencer os problemas que a seca impõe. Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, neste ano já foram perfurados 1.430 poços e instalados 517 chafarizes e 69 dessalinizações. "Para 2016 estamos com a meta de mais de 2 mil intervenções de aproveitamento de água subterrâneas. Muitas cidades não entraram em colapso porque tomamos essas medidas", frisou.

(Agências)

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!