não mexer

header ads

Reservatório seco transforma a paisagem de Quixeramobim

Os moradores deste Município do Sertão Central do Estado do Ceará, têm a dimensão real da seca que já castiga o sertão por cinco anos seguidos quando olham para o açude que leva o nome da cidade. Desde outubro de 2015, não há uma gota d'água sequer no Quixeramobim. O chão rachado e plantações de forragem para o gado tomam o espaço onde no passado havia água em abundância.

O açude integra a Bacia do Banabuiú, que comporta outros 18 reservatórios. Juntos e completamente cheios, eles garantem o terceiro melhor aporte ao Ceará. Desde fevereiro deste ano a água que chega às casas dos habitantes de Quixeramobim vem do açude Pedra Branca, que também abastece Quixadá. A situação do reservatório começa a gerar preocupação na população.

Ações de convivência
Iniciativas como perfurações de poços fazem parte de uma série de ações alternativas para vencer os problemas que a seca impõe. Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, neste ano já foram perfurados 1.430 poços e instalados 517 chafarizes e 69 dessalinizações. "Para 2016 estamos com a meta de mais de 2 mil intervenções de aproveitamento de água subterrâneas. Muitas cidades não entraram em colapso porque tomamos essas medidas", frisou.

(Agências)

Postar um comentário

0 Comentários