não mexer

header ads

Mostra Sesc Cariri de Culturas movimenta economia da região

Mobilizando grupos artísticos, profissionais e espectadores, há 18 anos a Mostra Sesc Cariri de Culturas gera um aumento de fluxo de visitantes nas cidades que recebem a programação realizada pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc. E, em tempos de instabilidade econômica, o período é visto pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo como uma oportunidade de incrementar as vendas.

Em 2014, por exemplo, 26% dos participantes da Mostra Sesc Cariri de Culturas eram de lugares fora da região, sendo destes 12% de outros estados. Segmentos como alimentação, hospedagem, passeios e compras são apontados pelos participantes da Mostra como os mais estimulados. É o que aponta a pesquisa “Mostra Sesc Cariri de Culturas: perfil do público”, publicada em 2015 e realizada pelos pesquisadores José Robson de Almeida e Clarissa Alexandra Semensato, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A pesquisa revela ainda que o impacto da Mostra sobre a imagem do Cariri, bem como o turismo e o comércio, é considerado positivo pela maioria dos envolvidos na programação. Nitalma Mendonça, proprietária do Panorama Hotel, em Juazeiro do Norte, aponta que o período da Mostra Cariri só perde para o das romarias. “Nos dias em que a Mostra acontece, ficamos com 80% de nossa capacidade. Em dias comuns, são 50%. Nas romarias, fica tudo lotado”, enfatiza.

Dona Nem é uma das donas do Restaurante Guanabara, no Crato. Participando desde o primeiro ano da Mostra, em 1999, ela conta que seu ponto é frequentado por artistas e pelo público que acompanha a programação. “Como aqui funciona 24h, as pessoas podem vir a qualquer hora, que estaremos sempre prontos para recebê-los bem”, afirma.

Ambas sabem que a Mostra é uma porta de entrada para o retorno deste público em outras ocasiões. É Nitalma quem conta o segredo: “Nos empenhamos em atender da melhor forma possível”.

Em 2016, a Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece de 18 a 22 de novembro, com a expectativa de que cerca de 450 mil pessoas possa conferir a programação e movimentar, mais uma vez, a economia da região. As atividades são gratuitas e podem ser conferidas no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.

Serviço:
18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 18 a 22 de novembro
Local: Região do Cariri (Cidades polo: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Brejo Santo, Araripe e Altaneira)
Programação: www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS

Postar um comentário

0 Comentários