não mexer

header ads

Maior número de siglas elegeu prefeitos no Ceará

Subiu o número de partidos políticos que conseguiram eleger prefeitos no Ceará nesta eleição. Das 35 siglas com representação no Estado, um total de 22 emplacou chefes do Executivo em 182 dos 184municípios, já que Fortaleza e Caucaia ainda enfrentam segundo turno. No último pleito municipal, em 2012, 18 partidos haviam elegido prefeitos.

Algumas siglas cresceram no Ceará – umas por terem elegido prefeito pela primeira vez, e outras que subiram o número de eleitos no Estado em comparação com a última eleição. O PDT foi o partido com mais prefeitos eleitos neste ano, conquistando 51 municípios. O partido foi um dos que mais cresceram nesta eleição. Em 2012, foram eleitos apenas nove prefeitos.

No ano passado, o PDT teve uma adesão maior com a filiação do grupo político dos irmãos Ferreira Gomes, Cid e Ciro. O partido projeta lançar candidato a presidente na eleição de 2018 e o pleito deste ano era bastante visado para o avanço da sigla. Na Capital, o PDT enfrenta ainda o segundo turno com o candidato Roberto Cláudio.

Como em 2012, o PMDB ficou na segunda posição no número de eleitos. Neste pleito, a sigla elegeu 27 prefeitos no Estado, enquanto em 2012 foram 21 chefes do Executivo. Na terceira colocação, com 18 eleitos, está o PSD. Apesar de ter registrado o quarto maior número de eleitos, o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu uma redução e passou de 27 eleitos em 2012 para 15 no último dia 2 de outubro.

Fonte: Blog do Edison Silva | DN

Postar um comentário

0 Comentários