não mexer

header ads

Datafolha: Roberto Cláudio tem 48% e Capitão Wagner 34%

A primeira pesquisa O Povo/Datafolha realizada neste segundo turno para a prefeitura de Fortaleza e divulgada ontem (09/10), mostra que o atual prefeito e concorrente à reeleição, Roberto Cláudio (PDT) está a 14 pontos de vantagem do deputado estadual Capitão Wagner (PR).
De acordo com o levantamento, Roberto Cláudio tem 48% das intenções de voto, contra 34% de Wagner. Os indecisos são 10%, com 8% dizendo que irão votar em branco ou anular o voto.
No cenário onde são levados em conta apenas os votos válidos, critério usado para definir que será eleito, o pedetista tem 59% das intenções de voto, contra 41% do republicano.
Daqueles que opinaram, 13% também afirmaram que há a possibilidade de mudar o voto até o dia 30, quando ocorre a eleição do segundo turno.
O Datafolha levantou dados por local onde os entrevistados residem. Em cinco das seis regionais de Fortaleza, Roberto Cláudio lidera, tendo empate técnico com Capitão Wagner apenas na Regional III, onde Roberto tem 41% contra 39% de Wagner. Na Regional VI, o candidato à reeleição possui 54% das intenções de voto, contra 27% do adversário.
Segundo a pesquisa divulgada pelo Jornal O Povo, o prefeito também lidera em todos os segmentos por sexo, idade, renda e escolaridade, com exceção da parcela de eleitores entre 25 e 34 anos. Neste recorte do eleitorado, Roberto Cláudio tem 45% das intenções contra 41% de Wagner, configurando empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre o conhecimento do número de candidatos, cerca de nove a cada dez eleitores (89%) informaram corretamente o número de urna de seu candidato.
Avaliação
Ainda de acordo com o levantamento do Datafolha,  o prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem hoje a gestão aprovada por 50% dos eleitores de Fortaleza, portanto, 16 pontos a mais que o registrado na última pesquisa sobre o tema, no primeiro turno, divulgada no dia 19 de agosto, quando 34% dos entrevistados avaliavam a gestão do prefeito como “ótima” ou “boa”.
Agora, o índice de eleitores que classificaram a gestão como “ruim” ou “péssima” reduziu, indo de 23% em agosto para 11%. Já número de pessoas que classificam o governo como “regular” se manteve estável, oscilando de 40% para 38%.
O Datafolha pediu ainda que os entrevistados dessem uma “nota” para a gestão Roberto Cláudio, os quais conferiram ao gestor a média de 6,9. Em agosto, o mesmo índice era de 5,8. Neste total, 15% deram nota máxima ao gestor, com dez, e 6% atribuíram nota zero à gestão.
A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira, 6, e a sexta-feira, 7, e ouviu 864 eleitores de todas as regiões de Fortaleza. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-09432/2016.

Postar um comentário

0 Comentários