» » Belém vive pelo 224º ano a emoção do Círio de Nazaré

Procissão é realizada na manhã deste domingo, 9. Mais de 2 milhões de pessoas são aguardadas para a grande romaria.


Foto: Alexandre Yuri/G1

As portas da Berlinda são abertas para que a imagem Peregrina seja preparada para a Procissão do Cicio 2016

A capital paraense é palco neste domingo (9), pelo 224º ano, da festa do Círio de Nazaré, que é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro. A grande procissão marcada pela devoção mariana, que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém, começou com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, às 5h, em frente à Catedral de Belém.
Antes do dia amanhecer, centenas de pessoas já se posicionavam próximo à Catedral para participar do início do Círio. Os promesseiros chegam bem antes para conseguir um lugar nos 400 metros de corda atrelada à berlinda que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebe homenagens e provoca emoções em uma multidão de fiéis. A procissão sai da praça Frei Caetano Brandão, segue pela Praça do Relógio, Avenida Portugal, Avenida Boulevard Castilhos França, Avenida Presidente Vargas e Avenida Nazaré até a chegada à Praça Santuário, onde é celebrada uma missa no altar-mor, presidida por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém.
História
A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde.
Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!